Morre o Grande Mestre Hélio Gracie
Morreu nesta manhã em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, o Mestre Hélio Gracie. Grande lenda do Jiu Jitsu e patriarca da família que difunde a nobre arte no mundo há décadas, Hélio ajudou a criar o estilo brasileiro de lutar jiu-jítsu, conhecido internacionalmente como Brazilian Jiu-Jitsu (Jiu-Jítsu Brasileiro). O Mestre sofria de leucemia aguda e foi internado ontem a noite no hospital da Beneficência Portuguesa, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com um boletim emitido pelo hospital, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. A última aparição pública de Helio Gracie aconteceu em dezembro de 2008, quando participou da cerimônia de entrega de faixas dos atletas da academia Gracie Humaitá, no Rio de Janeiro. Helio Gracie deixa esposa, Vera, e os filhos Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce, Rherica, Robin e Ricci.
A vida do Mestre Hélio Gracie
Lutador de jiu-jítsu paraense. Patriarca da família Gracie, responsável pela difusão do jiu-jítsu no Brasil. Neto de diplomata descendente de escoceses, Hélio Gracie nasce em Belém, onde passa a infância. Em 1914, o japonês Mitsuo Maeda, campeão mundial de jiu-jítsu, muda-se para Belém e Gastão Gracie o ajuda a se estabelecer na cidade.
Mitsuo ensina a luta aos filhos de Gastão, entre eles Carlos Gracie, irmão de Hélio, que se muda para o Rio de Janeiro e abre sua primeira academia, em 1925. Hélio tem vertigens, desmaios e problemas nas articulações, e é proibido de praticar jiu-jítsu, mas assiste a todas as aulas e depois de um ano se torna excelente professor teórico.
Tem a oportunidade de praticar quando o irmão se atrasa para uma aula - recebe elogios e assume a academia. Desenvolve o jiu-jítsu a ponto de essa modalidade ser considerada a mais eficiente arte marcial. Aos 17 anos luta pela primeira vez contra o boxeador Antônio Portugal e vence em 30 segundos.
A disputa mais longa da história também é vencida por ele, contra o ex-aluno Valdemar Santana, com duração de 3h45. Primeiro ocidental a derrotar um japonês, em 1932, luta até 1951, continuando depois a difundir o jiu-jítsu. Seus sete filhos são grandes lutadores, e um deles, Royce, é o maior ídolo de vale-tudo nos Estados Unidos (EUA).
A família tem academias no Rio e nos EUA, onde dá aulas para policiais e para atores como Mel Gibson, Chuck Norris e Rene Russo.
(Carlos e Hélio Gracie, pioneiros do Jiu-Jitsu)
0 Comentários:
Postar um comentário